Kuntanawa - Povo do coco

Blog

II Festival Cultural Corredor pano 2011

Posted by kuntanawa on November 30, 2011 at 8:30 PM

O II Festival Cultural Corredor Pano realizado  entre os dias 15 a 20 de julho de 2011 , reuniu cerca de 300 pessoas, entre elas indígenas de mais de dez etnias do Acre e Amazonas, jornalistas, pesquisadores, produtores de cinema e representantes do governo. A celebração aconteceu na aldeia Kuntamanã, no rio Tejo, em Marechal Thaumaturgo.

Durante os cinco dias de festa, os presentes puderam reviver tradições que marcam o centenário de descobrimento do povo Kuntanawa pelos “não-índios”.Rituais, danças, pescaria e pinturas corporais foram as principais atividades realizadas durante o evento, que teve como objetivo proporcionar às etnias presentes um intercâmbio cultural desses povos que têm o Pano como tronco linguístico.

Haru Xynã Kuntanawa é o organizador do evento juntamente com a Organização dos povos Indigenas do Rio Juruá -OPIRJ,  em sua segunda edição, participou de todas as atividades e afirmou que a festa vai se tornar maior a cada ano e aproximar os povos cada vez mais, fortalecendo um ideal de preservação ambiental e a cultura de seu povo.

“O objetivo deste festival é muito mais do que uma simples festa, é o fortalecimento da espiritualidade através de reflexões com medicina sagrada, recuperando nossas origens e promovendo contato positivo e próspero entre todos os povos indígenas e não-indígenas”, reforçou Kuntanawa.

Na aldeia Kuntamanã, local considerado sagrado, também houve uma reunião entre diversas secretarias do governo, o assessor para os povos indígenas Zezinho Kaxinawá e todos os representantes das etnias presentes, para discutir as políticas voltadas aos povos da floresta e as melhorias já feitas em suas terras pelo governo do Estado.

 

Durante os cinco dias de festa, os presentes puderam reviver tradições que marcam o centenário de descobrimento do povo Kuntanawa (Foto: Diego Gurgel)

O evento, que teve o apoio do governo do Estado na logistica , SETUL proponete e a OPIRJ realização juntamente com a comunidade do povo Kuntanawa que organizou toda a estrutura para receber o evento. No último dia uma cerimônia feita pelos índios como despedida da delegação do governo presente à aldeia, com muita dança.

Categories: None

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments